sexta-feira, 10 de março de 2017

                                                 

                                         REGIÃO SUL


A região é composta por três estados, Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

 Clima:

A região sul é a única parte do país que localiza-se quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.


Vegetação:
  
A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.

Cultura:

Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a região Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os imigrantes europeus começaram a chegar ao fim do século XIX e contribuíram para o desenvolvimento econômico da região, baseado na pequena propriedade rural de policultura. 

Economia:

economia da região sul do Brasil é bem variada e distribuída em vários setores, tais como agropecuária, indústria, extrativismo, turismo, dentre outros.
No início, durante o processo de ocupação humana, era baseada essencialmente na agricultura, com as atividades ligadas aos imigrantes que vieram morar na região e com o passar do tempo, abriu novos horizontes com a chegada da industrialização.







quinta-feira, 2 de março de 2017

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

                 A região metropolitana do Rio de Janeiro



Resultado de imagem para região metropolitana do RJ imagem de satélite
fonte da imagem:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2009/ju450_pag0607.php
          
    Região Metropolitana é a junção de cidades em torno de uma cidade principal(Aumento das cidades situadas em seus arredores).


          Região Metropolitana se forma quando o crescimento de duas ou mais cidades vizinhas é muito grande e evoluem muito rápido,isso é chamado de processo de conurbação.Quando essas cidades dependem uma da outra,acabam se formando uma só cidade,uma Metrópole.



           
   Metrópole é nome dado à junção dessas cidades.O seu significa é cidade Mãe.
(μήτηρ, mētēr = Mãe,ventre e πόλις, pólis = cidade) 



Como em todas as Metrópoles há desmatamentos,poluição,transito,falta de dinheiro,pois as coisas são mais caras, o custo de vida é mais caro nas cidades,há também muito vandalismo e roubo.

Resultado de imagem para poluição nas florestas


                                                                   
   desmatamento florestal : http://veja.abril.com.br  /ciencia/mais-de-100-patrimonios-mundiais-naturais-estao-ameacados/


           




 Transito traz poluição : http://www.jb.com.br/rio/noticias/2014/12/20/pesquisa-mostra-que-poluicaono-transito-mata-mais-que-acidentes-no-rio/Imagem relacionada

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

As 3 partes do Agronegócio

                  As 3 Partes do Agronegócio


      O Agronegócio é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola.              Aqui no Brasil o termo é usado para se referir as grandes propriedades monocultoras que usam a tecnologia avançada e tem pouca ajuda da mão de obra humana. 

       A primeira parte do Agronegócio chama-se

                                     Pré-Porteira 

       Esta primeira parte refere-se a tudo o que é necessário na produção agrícola e não há na fazenda. É o que o produtor rural precisa comprar para fazer a produção, como: Insumos, Defensivos Químicos, Equipamentos, todas as sementes, etc.




Dentro da Porteira

 Essa segunda parte refere-se aos produtores rurais, sendo eles Pequenos, Médios ou Grandes, constituídos na forma de fazendeiros, camponeses ou mesmo empresários e onde há o Plantio, o manejo, a colheita, o beneficiamento, a manutenção de máquinas, armazenamento de insumos, e mão de obra. 




 Pós-Porteira

     Faz referência à distribuição de produtos da fazenda, compra, transporte, venda dos produtos agropecuários até os consumidores, envolvendo meios de comércio: Prestadores de serviço, agroindústriassupermercados, feiras livres, industrias têxteis, etc.


  

      
     
Fonte da pesquisa: http://nomiaeco.blogspot.com.br/2011/12/fundamentos-de-agronegocio-capitulo-2.html